sexta-feira, 19 de agosto de 2011

{Divagando} O fascínio das novelas


As vésperas de mais um final de novela, o país se prepara para sentar-se a frente de seus televisores e constatar mais uma vez um final previsível de novela. 



Simmmmm! Os finais são sempre previsíveis, quase não há surpresas.


Eu, como uma reles mortal, que nem costumo assistir novelas, pois meu tempinho sagrado não permite, não resistirei a tentação de assistir hoje com a família o ultimo episodio. Mas assim como eu milhares de pessoas farão a mesma coisa, não porque acompanham assiduamente, mas pelo simples interesse que isso gera. Simplesmente para nos darmos bem com uma novela, só precisamos assistir ao primeiro e ao ultimo capitulo, ficamos ao mesmo tempo satisfeitos e acabamos não perdendo o nosso precioso tempinho.


As novelas são para os brasileiros aquilo que as séries são para os americanos, a única diferença, é que graças a Deus as novelas tem um final, e rápido, somente alguns meses… nada de vinte temporadas da mesma trama, ou mais, afinal de contas não tempo um recorde por ai de “a novela mais longa da história”?



Mas voltando ao assunto, “o final da novela”…. mesmo que você não tenha assistido mais que a metade dos episódios, mesmo que você nem goste da novela, todo mundo sempre sabe o que esta acontecendo, esta definitivamente no sangue do brasileiro, assim como todo mundo acaba assistindo o BBB no final, a novela também tem seu espaço.
Como ex-noveleira nata, hoje me encaixo no grupo que assiste as novelas na primeira e na ultima semana, o mesmo se aplica as séries, depois de um tempo de maturidade, acabamos por perceber a perda de tempo que tal atividade nos trás.



***


Disse que os finais de novela são previsíveis, e atualmente são mesmos, a não ser que algum personagem crie asas e saia voando, nada de novo acontece na televisão, 99% das novidades já foram inventadas. Sobra para os autores intercalarem os “modelos” de finais previsíveis  que mais se adequam ao publico. Por mais inesperado que seja um final, nada é novo, então vamos aos clichês:


1. Quem matou

O famosos “quem matou tal personagem?”, permeia muitas novelas há um bom tempo, segundo minhas pesquisas, desde a novela Vale Tudo da Globo (me corrijam se estiver errada). Em algumas novelas tal frase permeia mais de metade da novela, como o famoso “Quem matou o Lineu” (não me lembro de qual novela é essa frase). Atualmente todos querem saber quem matou a Norma, pelo menos o autor só decidiu matar ela essa semana, mas como sempre só no ultimo capitulo é que o assassino é revelado e sempre é a pessoa mais obvia que ninguém apostava por ser obvia demais.




2. Forjando a própria morte

Nesta novela, que forjou a própria morte foi o Léo(?); caso normal para o vilão se safar das acusações, mas hoje suponho que ele será pego. Mas nada se compara ao vilão esperto se safar no ultimo capitulo, lê-se aqui a Clara(?) de Passione, que passou todo mundo para trás. Afinal, se for para ser bandido, que seja um bandido esperto.


3. Morte/ sequestro/ ameaça

Pode não ser no ultimo capitulo, mas algo de ruim acontece, porque para a o vilão ter mais crimes na sua ficha criminal ele tem que fazer algo muito ruim nos últimos capítulos da novela, deixando ela no clímax, e aumentando o IBOPE.


4. Casamentos


Porque final de novela sem casamento não é final de novela. É clichê, mas todo mundo gosta, o casamento sela o felizes para sempre que temos nos livros, mostrando que ainda podemos ser felizes neste mundo cruel.





5. Filhos

Assim como há casamentos, há nascimentos. E muitos as vezes, também é uma demonstração de felizes para sempre e mostra que os casais continuarão juntos.


6. Justiça
 
O vilão, em 99% dos casos é punido, com justiça, o que muita vezes não reflete a realidade, mas como é novela, é autor quem escreve e escolhe o final, então se o autor que que o vilão seja punido, ele será punido.





7. Alguém sempre se dá mal

Quando digo que se dá mal, não é a justiça, esse “sempre se da mal” é para aqueles personagens que aprontaram pequenos delitos, ou se “achavam” na novela, geralmente eles tem um pequeno castigo pelos seus atos.


8. Lição de vida

Alguém sempre leva uma lição de vida, seja pelos seus preconceitos, seja pelas suas atitudes. As novelas sempre tentam passar algo de novo para as famílias brasileiras, mostrando que podemos ser boas pessoas e mostrando como exemplos.


9. Novos casais
Eles passam a novela toda ou solteiros, ou só se metendo em enrascadas amorosas, nunca encontram sua cara metade, mas no ultimo episodio SEMPRE aparece alguém do além para formar um par, como se isso acontecesse na realidade (o que não é verdade).





10. Festa
Toda novela termina em festa, não tem como, parece uma coisa impressionante. Há uma festa, seja a do casamento, aniversario, mas a novela sempre acaba com todo mundo feliz, sorrindo sendo amigável.







***




Se um final de novela não se encaixar num destes clichês, então esta novela é anormal. Mas o que hoje percebemos é cada vez menos o púbico esta ligado nessas coisas, vemos isso pela considerável queda de audiência da televisão em geral. Será o brasileiro tomando novos rumos?


2 comentários:

  1. Thaís, que post MARAVILHOSOS esse. Acabei de ver o último capitúlo da novea, e assim como você só vejo no começo e no fim, acho que tudo está mias do mesmo!!!

    E tudo o que você citou aqui, teve no capítulo de hoje. TUDO MESMO!!! HUASHa

    Adorei!

    Beijão
    William
    www.viciodecultura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu já fui muito de assistir novelas, mas desde o ano passado eu mal ligo a tv!!! (as minhas tão adoradas séries eu vejo pelo computador)
    Por isso não posso falar muito sobre esse assunto, porque nem o último episódio eu tenho vontade de ver (para falar a verdade, todo mundo na minha faculdade tava falando sobre isso e eu nem sabia o nome da novela HAHAHA tenso)
    Mas vc acertou em cheiooooo esse post, porque pelo visto vi que as coisas não mudaram muito de quando eu via novela, é sempre a mesma coisa... =P
    Beijos!

    ResponderExcluir

Olá!

Deixe sua opinião sobre meu texto!

E obrigada por passar aqui!

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...