quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

{Divagando} A maldição do cartão de crédito


Sabe quando as coisas vão surgindo aos poucos, de maneira que você nem percebe.
Sim, aos poucos isso vai fazendo parte de sua vida de maneira que uma hora passa a ser essencial. Voce passa a querer usa-lo o tempo todo, sentir necessidade de carrega-lo, fica dificil viver sem.

Eu chamaria isso de a maldição do cartão de crédito. Ao mesmo tempo que ele pode salvar sua vida em determinadas situações ele também pode causar um rombo na sua conta bancaria.
*alguns relatos não são mera coincidencia com a minha vida real.

Tudo começa de maneira bem simples. Voce começa a trabalhar e abre uma conta no banco, então eles te oferecem um cartão de crédito com um limite bem simplório compativel com seu salário, que pode não ser tão bom assim. Mas assim que voce recebe o cartão voce faz a seguinte promessa. “Não irei usar o cartão, a menos que seja necessário, vou pagar tudo a vista”.

Mas muitas vezes as pessoas são inocentes, e no momento não sabem o que as esperam no futuro. Provavelmente nos primeiros meses voce consiga pagar tudo a vista, mas sempre surgem os imprevistos e ai que nosso amiguinho magnetico entra em cena.

cartao_de_credito
A primeira vez que usamos ele é dificil, nós relutamos, não queremos usa-lo para não acostumar, mas é inevitavel. Depois da primeira vez … o vicio só aumenta. Simmmm! Podemos comparar o uso do cartão de crédito com o de algumas drogas, ele pode ser altamente viciante, por isso é bom para começo de conversa nem experimentar.

Ai, voce passa uma vez numa emergencia. Na segunda numa outra emergencia, quando chega a terceira vez voce decidi usa-lo porque não quer sacar dinheiro e quando voce menos espera esta usando ele para suas compras.

Nos primeiros meses voce controla todas as suas contas, sabe exatamente o que vira na sua fatura no cartão de crédito. E já que voce começou a usar o cartão e não tem jeito mesmo voce se faz a seguinte promessa. “Prometo que não irei me descontrolar, e que manterei as contas em dia.”

Lhe digo, se voce for uma pessoa perspicaz, voce não perdera a linha com o cartão, mas sempre há a primeira vez, aquela pancada que voce leva para acordar e nunca mais perder a conta.

cartao-de-credito-300x232Tudo vai indo bem, mas a vida é cheia de imprevistos. De repente voce tem que comprar um livro para a faculdade (vou contar, os livros do meu curso custam em média R$ 150,00, tem noção de quantos livros não didáticos é possivel comprar com isso?); ou voce perde o seu vale refeição; ou o mesmo acaba antes do final do mes porque voce decidiu usar ele nas saidinhas do final de semana e então voce tem que bancar uma ou duas semanas de almoço e não tem dinheiro; ou voce tem que comprar um presente legal de dia das mães. Eis que o cartão de crédito surge como a solução perfeita para esses pequenos problemas que podem surgir.

Não satisfeito em começar a fazer compras com o cartão de crédito, voce começa a elevar seus gastos e descobrir que quase todas as lojar fazem um coisinha bem simples, PARCELAR, isso mesmo, a solução e o problema para os seus problemas.

Seus gastos são excessivos? A conta deu muito alta? Comprou muita roupa? Não cabe no orçamento do próximo mês? Que tal parcelar as contas? Duas, tres vezes… para que voce possa comprar o que deseja sem se preocupar se dar para pagar ou não.

78aa34a0adeb4555b696ebb64f9a6cd1

Quando voce menos espera, sua próxima fatura veio com um valor que voce não esperava e então voce tem desdobrar seu orçamento para pagar a fatura do cartão de crédito e não cair no maldito juros do cheque especial. E neste momento voce ve suas contas bagunçarem completamente. O seu caderno com anotações dos gastos? Esta desatualizado.

Sabe aquela super planilha que voce montou no excel na esperança de saber exatamento com o que voce anda gastando, também já nem adianta.

Voce não tem nem ideia de qual será o valor da sua próxima fatura, não sabe quantas coisas voce tem parcelada e nem quantas parcelas faltam para voce sanar a divida. Voce simplesmente não sabe onde se enfiar e não tem a minima idéia de onde vira o dinheiro para pagar suas contas.

Sua conta bancária? Esta negativa? E agora a unica coisa que te resta é parar de gastar,  parar mesmo ficar meses sem comprar nada, aquel dinheiro que estava sobrando, o que voce tava colocando na poupança. Toda ajuda é bem vinda. Tudo o que voce sabe é qua a situação não pode piorar, nem que para isso voce tenha que fazer alguns sacrificios, até o cineminha do final de semana acaba por ser cortado.

Alguns milhares de sacrificios e em pouco tempos suas contas estão saudaveis novamente. A custa de muito sacrificio, mas depois de toda essa confusão voce acaba aprendendo a lição. (a intenção não era rimar!)

5 comentários:

  1. ahahahha

    Passei por todas as fases aí em cima!

    Hoje não tenho cartão para evitar a tentação! Nem quando oferecem eu aceito.

    Mas uso dos meus pais quando preciso, pelo menos assim, sei que vou ter mais controle!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Esto nesse barco a planilha do excel coitada faz tempo que não é atualizada..kkk
    Mais vamos apertando o cinto, e que isso nunca mais se repita..
    bjos!!

    ResponderExcluir
  3. Ou a situação piora e VC no desespero de conseguir pagar os boletos dos milhares de cartão, entra no cheque especial e faz até mesmo empréstimos bancários e na verdade só piora a bola de neve e no final não consegui pagar nada e seu nome e sua reputação vão pro brejo e VC está devendo muito aos bancos e com o nome numa lista bem negra.

    ResponderExcluir

Olá!

Deixe sua opinião sobre meu texto!

E obrigada por passar aqui!

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...