sexta-feira, 3 de agosto de 2012

{Especial Cinquenta Tons} Inevitável adaptação cinematográfica

*Atenção Cinquenta tons de cinza é um livro para adultos, e seu conteúdo não é apropriado para menores de idade, e também para quem não curte livros eróticos sensuais.



Para variar, tudo o que se torna sucesso no mundo literário, acaba ficando com uma perninha em Hollywood. Não preciso escrever aqui quais são os livros que acabaram por virar filmes, independente se foram boas ou ruins adaptações.

O sucesso que a série Fifty Shades fez, com que milhares de pessoas adentrassem nesse romance erótico que conquistou milhares de pessoas pelo mundo. E logo despertou o tino dos produtores de Hollywood.

Então, só confirmando o que todo mundo já sabe. Cinquenta Tons de Cinza irá virar filme. Fato! E com os mesmos produtores de A Rede Social, o que nao me acrescenta em nada, ja que não assisti esse filme então não tenho uma opinião formada.

Divulgação de atores escalados para o elenco a parte, que a cada semana sai um nome diferente, estou aqui para dizer uma única frase.

Esse filme vai ser muito ruim. Eu tenho tanta certeza disso, quanto tenho de que a Disney sempre adapta mal livros. 



Ai você, se pergunta. Nossa Thaís, mas você gostou tanto do livro, só fala disso essa semana, fica indicando o livro para as pessoas lerem... Por que vai ser ruim?

O cinema esta cheio de adaptações ruins, seja pelas mudanças nas história, o roteiro mal adaptado, maus diretores, atores... os motivos são variados e temos uma lista extensa. Mesmo alguns sucessos como Harry Potter, Crepusculo e até o Senhor dos Aneis tem os seus maus momentos, e os fãs tem muito que criticar.


Cinquenta Tons de Cinza não seria um filme tão difícil de se fazer, se comparado com os citados acima. Afinal de contas, o livro não é cheio de efeitos especiais que exigiria uma superprodução e um alto orçamento. Ele também não é extremamente complexo, e seriam "só" três filmes.

Eu tenho uma opinião bem particular sobre certos livros, que incluiria numa lista assim denominada: Livros que jamais deveriam virar filme. E Cinquenta Tons de Cinza esta entre eles.

Vamos raciocinar da seguinte maneira. Pensando das paginas do livro para a telona. O que teriamos seria um filme dramatico, se voce só pensar na história em si.

Os filmes tem o seu poder de encantamento através das demonstracões visuais. Porém jamais tera o mesmo poder dos livros de encantar e colocar voce na pele do personagem.



Cinquenta tons de cinza é um livro em primeira pessoa. Narrado pela protagonista, e toda a historia é vivenciada por ela. Adaptar este tipo de livro sem que fique chato é extremamente complexo. Porque dificilmente iremos entender os sentimentos das pessoas de forma tao profunda quanto vemos no livro.

E ai é que esta todo o problema da adaptação do filme. Como transpor para tela de maneira fiel toda a confusao que se torna a mente de Ana ao conhecer Christian?

Outro ponto, e esse o mais importante. O livro conquistou milhares de pessoas no mundo principalmente pelo seu teor erótico, e pelas diversas cenas de sexo detalhadas ao longo de varias páginas sem o menor pudor. Alem é claro da introduçãoo de elementos sadomasoquistas.

Na minha cabeça o filme para ser bem adaptado tera que conter esse dois elementos (o emocional e o sexual) para no minimo pegar a essencia da historia. Mas dificilmente vejo o filme englobando isso, que exigiria no minimo uma censura 18 anos por conteúdo adulto.

Sera que os roteiristas e produtores terão coragem de colocar as cenas de sexo no filme, da mesma maneira que são retratadas no livro? O diretor tera sensibilidade o bastante para colocar a emoção necessaria nas cenas?

Além do mais, os atores que interpretarão Ana e Christian serao corajosos o suficiente para fazer muitas cenas de nudez e sexo?

E mesmo se tudo isso ocorrer, podera nao sair da mesma maneira que foi descrito nas páginas dos livros. Porque apesar de todo o conteudo erotico no livro ele não deixa de ser um romance, e nós percebemos isso no livro. Mas ao passar tudo isso para a telinha do cinema ele pode se tornar pornografico, quando na verdade o sexo é parte integranrte do relacionamento.
 

 As cenas de sexo, podem ser colocadas ou não no filme, mas jamais induzira a pessoa que esteja assistindo os mesmo sentimentos da leitura. Porque simplesmente não é a mesma coisa.

 Veja bem, eu acho dificil o filme possuir todos esses pontos abordados, que para mim seria o minimo do minimo para se retratar o livro. Ou seja, se os livros forem mal adaptados para o cinema, o filme vai ser ruim. Se for extremamente fiel ao livro, se tornara obsceno.

Simplesmente nao vejo saida para essa adaptação.Só de pensar no dia que sentar na sala do cinema para ver Cinquenta Tons de Cinza, eu tenho medo do que irei encontrar.



Later, Baby.

2 comentários:

  1. Thais!
    Adorei esse post, concordo com o que vc disse! Para o filme ser fiel ao livro e, consequentemente, agradar, é preciso que tenha uma censura maior e acho difícil isso acontecer, porque restringe o público!
    Ainda não li o livro, confesso que não estou muuito animada, mas quem sabe, mais para frente...
    xD
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Puts,a adaptação cinematografica é uma questão delicada quando falamos de FSoG.
    Acho dificil os atores toparem as cenas mais quentes que chegassem perto do que é o livro, e é complicado fazer um filme com tantas cenas de sexo sem ser um filme adulto e ainda fazer transparecer toda a questão da confusão da Ana.
    Tambem não acredito muito no filme, mas definitivamente quero assisti-lo!

    ResponderExcluir

Olá!

Deixe sua opinião sobre meu texto!

E obrigada por passar aqui!

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...