* Atenção, esse post é um desabafo pessoal e se refere a minha vida pessoal e profissional.
Não foi só o semestre que acabou, mas essa semana, oficialmente uma fase muito importante da minha vida se encerrou dando início para a minha vida como adulta.
Sabe quando voce é mais nova e as pessoas perguntam o que voce quer ser e onde voce quer chegar? E então voce começa a pensar o que que voce quer fazer da vida e onde voce quer estar daqui cinco, dez ou vinte anos. Os planos são muitos desde profissionais envolvendo carreira e estudos como também no nível pessoal como arranjar um namorado e casar. Obviamente a qualquer momento todos os seus planos e prioridades podem mudar, afinal somos humanos, mas o mais importante é voce correr atras do que voce quer.
Eu sempre encarei a vida como uma estrada e sempre busquei fazer varias rotas para conseguir chegar ao meu destino traçado. Eu sou simplesmente uma pessoa que vive a base de planos e metas a serem a atingidas, e faço isso desde muito cedo. Sempre tracei objetivos micro e macros, tanto no campo pessoal quanto no profissional, sempre almejei algo maior (ainda em planejamento), e para isso me impus metas menores para serem cumpridas, afim de um dia chegar ao meu grande sonho.
Na vida porém, há poucas variáveis que se podem controlar, e infelizmente não podemos fazer como os economistas (como eu agora), que podem manter todas as variáveis constantes para análisar o modelo. Por isso há um série de acontecimentos em sua vida que podem mudar o seu rumo. Acontecimentos esses principalmente no nível pessoal que podem a qualquer momento te desestabilizar e tirar voce do rumo, mas voce tem que superar as coisas e ser forte para seguir em frente, acreditar que foi vontade de Deus e procurar inspirações para seguir o seu caminho.
Outros fatores de nossas vidas, são muito mais maleáveis e apesar das dificuldades impostas, todas as oportunidades estão na sua frente basta voce querer alcança-las. Mas não se engane! Nada nessa vida é facil, e talvez para voce conseguir a oportunidade que deseja voce tenha que fazer alguns sacrifícios abrir mão de algumas coisas na vida e por vezes ser chamada de louca pelos mais próximos.
Saber escolher entre o certo e o duvidoso é um risco, mas todos sabemos que quando maior o risco maior o bônus se ganharmos. Então quando nos deparamos com algumas encruzilhadas na vida e temos que fazer escolhas, nem sempre o que as pessoas te indicam é o melhor para voce.
Entender que o mundo é injusto e que muitas vezes as pessoas conseguem as coisas mais fácil que você pelo simples fato de ter bons contatos, é saber que aquilo que voce conquista com mais sacrifício tem uma recompensa melhor.
Hoje, neste momento de minha vida, com meus 21 anos me sinto uma pessoa realizada. Estou hoje exatamente onde eu queria estar. Exatamente no lugar que eu sonhei há 7 anos atrás quando eu ainda estava na escola.
Eu tracei um objetivo na minha vida e Eu alcancei esse objetivo. Não estou sendo egoísta, mas uma vez na minha vida tenho que reconhecer e saber que todo o esforço que eu fiz nesses últimos sete anos para chegar onde estou hoje valeu a pena. Todos os momentos que eu pensei em desisti, em que eu achei o mundo injusto foram deixados para trás. Aprendi que com esforço e sacrifício atinge-se os objetivos, que trabalho árduo é recompensado e que não há desculpa nessa vida para conseguir o que se quer, quando realmente se quer isso.
Hoje, sou uma economista, formada na faculdade que eu queria entrar, mesmo que poucas pessoas tenham acreditado que eu fosse conseguir isso. Aproveitei cada minuto do meu curso e apesar dos milhares de sacrifícios que fiz para continuar na faculdade, as milhares de horas de estudo e dedicação, posso dizer que saio do curso de economia como uma economista, pois adquiri cada conhecimento possível ao longo de 4 anos.
Hoje trabalho exatamente na empresa que eu queria trabalhar há sete anos atrás. E chegar aqui não foi fácil, porque as vezes voce precisa passar por diversas experiencias, nem sempre boas, mas que abres as portas para novas oportunidades que voce precisa. Ainda, essa oportunidade deve ser agarrada e voce tem que fazer por merecer uma nova chance, aquela de poder fazer aquilo que voce realmente gosta. Hoje tenho não o emprego que sonhei, mas um emprego muito melhor do que eu esperava.
Em sete anos, desde o momento em que eu decidi qual curso eu iria fazer até o final da faculdade a minha vida mudou drasticamente. Ganhei algumas coisas, perdi outras, mas sem perder o foco do que eu realmente quero.
Levo para a próxima fase da minha vida, agora adulta, com responsabilidades que sonhar é bom, mas torna-los realidades é melhor ainda.
Thais, antes de tudo, PARABÉNS por essa conquista. Me formei ano passado e tenho muita simpatia pelos outros formandos da blogosfera (muitos deles estão se formando esse ano também). É muito bom esse sentimento de dever cumprido e de que o estudo compensa. Esse país só será alguma coisa mesmo o dia em que a educação for valorizada.
ResponderExcluirAchei muito legal como vc escreveu usando conceitos do seu curso. É muito gostoso ver alguém realizada na carreira que escolheu como você está agora. Tive um pouquinho de economia na faculdade e até gostei da matéria e cheguei até a prestar vestibular pra economia mesmo, mas tb não consigo me imaginar fazendo outra coisa na vida (contabilidade), assim como você não consegue se imaginar fazendo outra coisa agora.
E você não faz ideia de como isso é difícil de se encontrar. Tenho conhecido muita gente que se forma em outros cursos e depois fica se lamentando que devia ter escolhido fazer outra coisa.
Mais uma vez parabéns e estou pensando seriamente em pedir sua ajudar pra calcular um PU de NTN que eu tenho que fazer lá no trab. rs
Abs
Elisa