- Só mais um passinho pra fechar a porta...
- Vamo girando a catraca senão o ônibus não sai daqui!
- Vamo virando pra esquerda gente
Para quem anda de ônibus todos os dias sabe como é a rotina nos horários de pico. e provavelmente já ouviu muito estas 3 frases. E para quem anda de ônibus em São Paulo sabe que essas três frases são capazes de levar uma pessoa a loucura em menos de 10 segundos.
A sina
Como uma pessoa "normal" eu costumo pegar onibus por volta de 6 horas da manha pra ir pra faculdade. O famoso horário de pico. Ir sentado no onibus é um luxo que só os persistentes conseguem. Ou seja, ou você chega no ponto final meia-hora antes do onibus sair ou encara ir de pé mesmo. Entenda ir em pé, como ir amassado sem ter a capacidade de locomoção.
Entrou!
A primeira vitoria pela manha é conseguir entra no onibus no horário certo. O onibus já esta cheio, mas você não pode esperar outro então voce encara o amasso total. Mas quando voce acha que é fisicamente impossível duas pessoas ocuparem o mesmo espaço, eis que o fiscal do onibus que deveria estar lá para impedir tais horrores Diz a famosa frase "Só mais um passinho pra fechar a porta" E com isso ele enfia mais trinta pessoas atrás de voce.
Andou!
Onde deveriam caber 50 pessoas entram 100. Como as celas das atuais prisões brasileiras superlotadas. O onibus começa a andar e aí que vem o outro problema. Como se manter parado quando mal tem um local DESCENTE! para se segurar? E se você é como eu que carrega um bolsa/mochila cheia de cadernos e livros? São poucas as almas bondosas que se oferecem para se segurar o material.
O problema do idoso
Sim, os pobres idosos são um problema para o transporte publico. Pela manha, a maioria tem suas diversas consultas ao médico e eles costumam pegar onibus bem no horário de pico. Resultado: falta lugar pra gente. Não sou sem educação nem nada. Eu não costumo nem sentar nos lugares reservados para não ter que me dar ao trabalho de levantar. Mas infelizmente sabemos que não são todas as pessoas que cedem um lugar para os idosos. Muitos fingem que estão dormindo, ouvindo música ou fingem que não estão vendo.
Ao longo do percurso
Apesar de o onibus já ter andado, e ainda estar lotado ele para no ponto e ainda tenta colocar mais pessoas onde é humanamente impossível. Para piorar tudo, todos sabemos que a maioria dos motoristas de onibus acha que faz transporte de carga. Viradas e freiadas bruscas me derrubaram quase derrubam os passageiros. O onibus continua cheio, alguém da o sinal, o onibus para no ponto. A criatura que deu o sinal resolve se levantar do acento no momento em que o onibus para, e faz todo mundo esperar ela atravessar o onibus e sair.
Chegando ao destino
Voce esta prestes a descer, o onibus nem esta tão cheio. Voce vai para perto da porta, afinal voce já vai descer. Tem umas pessoas na porta do onibus, voce tem certeza que ela irão descer, pois o resto do onibus esta vazio. A porta abre, e as pessoa ficam paradas onde estão, como se não tivesse ninguém que fosse descer. Voce sai pedindo licença e esbarrando em todo mundo. Quando voce sai do onibus sente um gostinho de liberdade e pensa que enfim acabou o sofrimento, mas nessa hora voce lembra de que a noite tem que encarar a mesma coisa.
Obs: Em São Paulo, pegar onibus todos os dias é uma tortura. O serviço é horrível, os onibus são superlotados e alguns demoram horas para passar além do transito insuportável de São Paulo. Eu por exemplo fiquei essa semana uma hora esperando o onibus para ir trabalhar. Digo que não nasci para andar de onibus e não desejo isso ao meu pior inimigo. As autoridades reclamam que as pessoas deveriam largar os carros e utilizar o transporte publico. Mas como usá-lo quando são tão ruins? Pessoas ( e isso me inclui), esperam a primeira oportunidade de poder comprar um carro para nunca mais depender de um onibus.