Estrela Píer faz parte do Book Tour do blog Partes de um diário, e já aproveitando, peço desculpas pela demora em fazer a resenha, já que eu li o livro a mais de uma mês. Sabe como é, volta as aulas da faculdade e a vida corrida…
Eu tinha uma grande expectativa para ler Estrela Píer, primeiro porque tive a oportunidade de conhecer a autora pessoalmente e depois por ser mais um livro nacional fazendo sucesso nas livrarias.
Lucia Píer, é uma pacata garota de São Paulo, trabalha como bibliotecária num colégio da cidade, sua vida anda monótona até o dia em que ganha um concurso para conhecer o badalado ator inglês Richard Clevehouse em Londres (Isso mesmo LONDRES! O lugar que eu desejo ir desde que me conheço por gente!).
Malas prontas e ela vai encarar a viagem, quando pisa na terra da rainha ela encontra o lindo e sedutor Richard, mas logo vê que algo esta muito errado e sua vida corre perigo. Richard esta disposto a tudo para salvar Lucia, e Lucia logo aprenderá que nem tudo é o que ela imagina.
Quando eu comecei o livro eu tinha uma imagem do que seria a história, mas conforme eu fui passando as páginas o livro se mostrou muito intrigante e diferente de tudo que eu já li. Um diferente bem estranho.
O começo do livro se passa em São Paulo, e por isso me identifiquei com algumas passagens. Lucia é bibliotecária e sua vida é literalmente um tédio, ela vive com a avó e a irmã. Entre uma tentativa de sair e outra ela anda levando a vida. Essa parte do livro por assim dizer é bem monótona e os pensamentos de Lucia são bem simplistas. Quando a avó a inscreve no concurso para conhecer o ator Richard Clevehouse e Lucia o ganha parece que o livro finalmente irá para frente.
Chegando a Londres as coisa realmente começam a mudar e tudo o que Lucia achava que sabia de sua vida irá por água abaixo. Muita ação e muito mistério rondam esta parte de livro.
Eu vou ser sincera (quando que eu não sou?). Eu não gostei do livro, na verdade foi meio decepcionante para mim. E agora irei explicar porque.
Como eu disse no começo do post, nas primeiras páginas do livro eu tinha uma imagem, que ao longo do livro foi se transformando, e eu realmente não gostei do rumo que a história tomou, tirou todo o brilho do que poderia ter. O problema do livro para mim foi os rumos fantasiosos que a história tomou. Mesmo assim tenho que dizer que a Kamila foi perfeita em sua escrita, ela consegui descrever bem todas as situações passadas no livro, os pensamento de Lucia e todas esta parte ortográfica, de escrita e de ligação do texto foi bem feita (provavelmente um ótima revisão). E realmente a leitura te prende e da metade para frente do livro você não consegue parar de ler, porque precisa saber o que irá acontecer.
Mas indo aos problemas que eu encontrei na leitura, primeiro foi Lucia, ela e tão conformada com sua vida pacata que me irritava. Ao se encontrar com Richard surge um sentimento muito mal explicado, principalmente da parte de Lucia. Todo o relacionamento dos dois foi construído em algo que eu não vi nascer. E ela por muitas vezes é tão inocente que me pergunto em que época realmente o livro se passava. Richard também não me conquistou, tudo o que ele fazia era muito forçado, mesmo tendo suas devidas explicações depois.
Como Lucia, passamos a maior parte do livro no escuro, sem saber o mistério que acerca os personagens. Muitas vezes eu gosto disso, mas desta vez a espera pelas respostas foi desgastante e por fim decepcionante. Toda a história fantasiosa, meio ficção cientifica, para mim saiu um pouco forçada para as poucas páginas que o livro tem.
Como assim para as poucas páginas que o livro tem?
Apesar de ter achado forçada, sei que se o livro tivesse mais páginas para desenvolver toda a história e teoria criadas por Kamila, eu gostaria muito mais do livro. Primeiro, porque eu amo livro enormes e com histórias bem desenvolvidas e segundo porque não deixaria tantas perguntas em aberto como Estrela Píer deixou nas ultimas páginas do livro. Tivemos uma história , mas não tivemos uma explicação dos fatos.
Por fim, não tem como dizer que o livro não terá continuação. Que autor deixa seus leitores com um final daquele? Preciso de respostas!
Participantes do Book Tour
Clarisse Cunha do blog Livros filmes e música
Juliana Dias do blog Dica de Amigas
Kellen Baesso de Sousa do blog Tudo que me interessa
Andressa de moraes do blog Meu mundo é um grande livro
Stefania Ladeira do blog O restaurante do fim do universo
Paula Almeida do blog Sombra do Vento
Thais