quarta-feira, 31 de agosto de 2011

{Resenha} Não sou este tipo de garota de Siobhan Vivian


Sabe quando um livro acaba de pegando desprevenida, não porque ele seja muito bom, mas pelo que você pode encontrar dentro dele?

Não sou este tipo de garota, não poderia ser considerado uma excelente história, esta mais para o tipo lição de moral, que facilmente poderia ser adaptado para um filme de sessão da tarde.

NAO_SOU_ESTE_TIPO_DE_GAROTA_1310136356P
Natalie Sterling é um modelo de pessoa, excelente aluna, filha e amiga. Tudo na sua vida é devidamente planejado, e ela leva essa vida do jeito que quer, sem surpresas, sem se arriscar. Ela é completamente cética e gostaria que todos entendessem que viver o ensino médio possui pequenas regras que quando cumpridas, te levam ao ultimo ano sem problemas. 

No ultimo ano do colégio ela que tem o histórico impecável se candidata ao conselho estudantil. Tudo parece esta indo bem, mas a entrada de uma nova aluna caba tirando Natalie dos eixos, pois tudo que ela acredita é colocado a prova.
O que me fez gostar tanto do livro, não foi a história, foi a personagem, não pelo que ela faz, mas pelo que ela é, sua personalidade.


O livro em si é uma lição de vida para Natalie. Ela julga tudo e a todos, e acha que esta acima de tudo isso. Mas mesmo assim tem um bom coração e tenta ajudar os outros, mesmo que isso não seja da conta dela. Mas sua vidinha perfeita e controlada começa a desmoronar depois que Spencer, na qual ela foi baba, entra na escola e mostra que não esta nem ai para nada. A necessidade que Natalie sente de proteger  Spencer acaba levando ela para algumas confusões e ao longo de toda o livro ela acaba cometendo muitos erros que acabam magoando todos ao seu redor. 

O negocio do livro é que ele me prendeu do inicio ao fim, não conseguia parar de ler ele. No fundo eu só queria saber o que ia acontecer com a Natalie, será que ela teria um final feliz? Aprenderia com seus erros? E passaria finalmente a viver a vida dela e parar de pensar no que os outros pensam.

A leitura flui fácil, e os capítulos são curtos. Houve apenas alguns equívocos, principalmente na falta de desenvolvimento de alguns personagens, ou a raiva que me deu como algumas pessoas podem ser tão hipócritas e virar a cara para voce, e isso inclue no caso do livro até os professores.

Mas o que me surpreendeu tanto nesse livro? A personagem Natalie. 

Porque?

Nunca em minha vida literária, nenhum dos quase 300 livros que eu já li, encontrei uma personagem tão parecida comigo. E quando digo parecida, não tipo, “nossa ela é igual a mim”, da boca para fora. É mais tipo, ela é completamente igualzinha a mim, em todas as suas qualidades e defeitos. E quando digo igualzinha, é porque é igualzinha, tanto seu jeito de ser, como suas decisões.

E foi isso que me prendeu ao livro, eu queria saber o quão parecida ela seria comigo, e a cada pagina que eu virava eu me surpreendia. Deixando a parte a história de Natalie apresentada do livro, que nunca aconteceu comigo, era como se eu visse a mim mesma por um outro lado, as coisas boas e as coisas ruins. Ver através de outro ponto de vista o quanto você pode ser chata e nem perceber o que acontece ao seu redor, ou ao menos parar de se preocupar com que os outros pensam e sair um pouco dos planos, se divertir, arriscar. Foi como se eu voltasse no tempo da escola ( que nem faz tanto tempo assim) e visse como a minha vida era, e que se eu quisesse poderia ter mudado e aproveitado mais, talvez levando a mesma lição de vida que a Natalie, que aprendeu da pior maneira quais foram seus defeitos e o que ela poderia melhorar.

Todos os acontecimentos do livros são causas e consequências do que Natalie faz, e muitas das coisas são lições que todas as garotas deveriam saber. Apesar de o colegial não ser nem de perto parecido do High School americano, há sempre algo que podemos aprender. Em determinado ponto do livro, alguém (não posso dizer quem, para não soltar spoiler) simplesmente abre os olhos de Natalie para seu verdadeiro problema. Uma simples frase ficou martelando e martelando na minha cabeça, como uma espécie de lição a ser refletida.

“É tarde demais, porque você diz que é tarde demais.”

Não sou este tipo de garota, foi definitivamente especial para mim, por que fez eu repensar tudo aquilo que eu fiz, e se assim como a Natalie eu deveria relaxar e mudar. Curtir um pouco a vida.

Um comentário:

  1. Eu só estou ouvindo coisas boas sobre esse livro!

    É maravilhoso e assustador, quando percebemos que uma personagem se parece muito com a gente. Comigo aconteceu isso com a Emma, de Um dia. Sou eu ali!

    Agora fiquei com vontade de ler esse livro também.

    Vai para a lista!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Olá!

Deixe sua opinião sobre meu texto!

E obrigada por passar aqui!

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...