sábado, 12 de novembro de 2011

{Resenha} Questões do coração de Emily Giffin

Todo livro da Emily deveria começar com um aviso, não um letreiro luminoso bem na primeira página, avisando os perigos de você ler um livro dela em diferentes estágios emocionais.

Mas como o livro não faz isso, me encarregarei de dar a noticia a vocês.
Ler livros da Emily Giffin pode trazer sérios problemas emocionais se você tiver:

- Se apaixonado pelo noivo da sua melhor amiga;
- Estar grávida e ser abandonada pelo namorado;
- Acabado de encontrar seu ex-namorado na qual você amou muito no passado;
- O seu marido quer um filho e você não;
- Desconfiar que seu marido/namorado te traiu;
- Se relacionar com alguém comprometido;

Se você é uma pessoa forte, ou como eu não sofre com nenhum dos problemas acima citados, lhe dou um ultimo aviso. Se você não gosta de livros realistas na qual facilmente você poderia se colocar no lugar dos personagens, ou pior facilmente conhecer histórias muito parecidas com as dos livro, também não é indicado na leitura.

Assim que você leu os primeiros parágrafos, você deve estar se perguntando se eu estou escrevendo essa resenha para falar bem do livro, ou para que você tenha vontade de ler o livro, porque até agora não falei nada de realmente bom. Mas na verdade, estou fazendo um alerta para você não ler os livros dela no momento errado, o que só vai fazer você não gostar de um livro que na certa é muito bom.

Para você ter uma ideia, eu havia emprestado Ame o que é seu para uma amiga, ela começou a ler o livro e coincidentemente na vida real reencontrou o ex-namorado. E conforme ela foi lendo o livro duvidas começaram a surgir na cabeça dela, porque a vida real estava se misturando com a ficção. Por causa disso ela abandonou o livro para não ficar matutando tudo o que acontece no livro em sua vida real. E eu não briguei com ela pelo fato de ela ter parado o livro. As vezes, alguns livros não são indicados para certos momentos de sua vida.

Eu já disse aqui no blog, quando fiz a resenha de Ame o que é seu, que a Emily tem o poder que poucas autoras tem. O de escrever um livro tão real, que por vezes se colocar na história não é tão difícil assim e por muitas vezes é fácil se imaginar no lugar dos personagens.

QUESTOES_DO_CORACAO_1300206263P

Quando eu comprei Questões do coração, foi para a Emily autografar ele para mim, pois mesmo já tendo visto ele na livraria e achado a sinopse legal, no fundo o que eu tinha era medo de ler o livro, porque sabia que a história seria tão tocante que não sabia se estava pronta para algo com muita carga emocional.

Comprei o livro e só fui ler 2 meses depois, quando achei que estava pronta para encarar a leitura.

Questões do Coração conta a vida de duas mulheres Tessa e Valerie. Tessa é casada com o médico Nick e tem dois filhos acabou de largar o trabalho para ser mãe em tempo integral, enquanto Valerie é a mãe solteira que trabalha muito para conseguir o que quer.

A vida das duas são bem distantes e elas sequer se conhecem, mas uma série de eventos acabam por colocar essas duas mulheres no mesmo caminho seja para o bem ou para o mal.

E isso é tudo o que posso contar da história do livro, qualquer outro fato pode ser considerado spoiler e estragar completamente a sua leitura.

O que dizer do livro? Maravilhoso!, cada página. Não conseguia parar de ler, por mais medo que eu tivesse de ler a próxima página. O desenrolar da história é de maneira tão sucinta que quando as coisas acontecem você sabe porque aconteceu, tudo tem uma explicação. O fato de o livro ser tanto do ponto de vista de Tessa como de Valerie, nos traz diferentes facetas dos problemas, dos sentimentos e principalmente do estado emocional de cada uma das personagens.

Falando em personagens, todos bem desenvolvidos, todos bem realistas, Valerie poderia facilmente ser sua vizinha e Tessa a mãe de um dos amiguinho do seu filho (ou irmão). O livro também traz a tona velhos conhecidos como Dex e Rachel de o Noivo da minha melhor amiga. E temos personagem secundários de sua importância como Nick, Charlie o filho de Valerie, as vizinhas de Tessa o irmão de Valerie. Uns mais, outros menos importantes para a trama, mas que contribuem para entendermos todos os lados da história.

O livro é um pouco forte e por vezes eu o lia angustiada, mas apesar de todos os problemas e dos erros de todos os personagens fui incapaz de jugar qualquer um deles por suas atitudes, por mais erradas que fossem, não havia como justificar um e depredar o outro. Tudo estava interligado, tudo tinha um porque, mas não tinha a solução.

Quando estava nas ultimas páginas, sabia mais um vez que nada me surpreenderia, porque para Emily Giffin não existem felizes para sempre, porque no fundo a vida é uma estrada sem fim, imperfeita e que não cabe a nós jugar ninguém, apenas devemos aprender com os nossos erros e tentar seguir em frente da melhor maneira que pudermos.

Eu sou uma amante dos livros com finais felizes e não compatíveis com a realidade, porque tenho meu mantra, que se é para sofrermos a vida já esta ai para isso, e quando eu leio eu quero fazer disso uma fantasia e imaginar que tudo é possível. Então logicamente queria um final diferente para cada um dos personagens. Mas sei que pelo desenrolar da história, nada seria mais sensato do que as palavras que a Emily colocou na ultima página.

3 comentários:

  1. Tha,
    Concordo plenamente qdo vc diz q alguns livros não são indicados para certos momentos de sua vida.
    A visão que a autora proporciona dos dois lados do problema é um dos maiores trunfos do livro, na verdade, foi o que me cativou.

    Bjs
    Mari
    Psychobooks

    ResponderExcluir
  2. Puxa, eu estou louca por esse livro! comecei a gostar muito da Emily depois que li "Something blue"!!! Caramba, esse livro parece ser demais! E a sua resenha está ótima!
    E é verdade, os livros dela te tocam mesmo. :)

    Beijooos

    ResponderExcluir
  3. Li esse livro quando estava de acompanhante com a minha avó no hospital e UAU, a escrita da Emily me surpreendeu muito.
    O livro não era nada como eu esperava mas me fez sentir tantas coisas, pensar em tantas situações.. foi simplesmente incrível.

    E sim, o livro é meio forte e como eu não li nada da Emily antes eu não sabia se ia ter final feliz ou não mas de qualquer jeito foi perfeito. Pretendo ler outros livros dela em breve.

    xoxo,
    thay
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá!

Deixe sua opinião sobre meu texto!

E obrigada por passar aqui!

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...