quarta-feira, 20 de março de 2013

Série Sociedade Secreta de Diana Peterfreund: 5 motivos para ler

Por meio desta eu confesso: 

Viciei na série sociedade secreta.


Sem querer de repente eu fiquei com vontade de ler essa série. Sinceramente quase não li resenhas desse livro, e se fiz, foi a muito tempo. Apesar das resenhas positivas, a sinopse do livro nunca tinha me chamado a atenção. Mas então certo dia fiquei com vontade de ler o livro e sabe quando isso fica na sua cabeça, e se parece que voce não consegue seguir em frente até conseguir o que quer?

Infelizmente encontrar o livro não foi nada fácil. Parecia que em nenhum lugar tinha o livro (vulgo na internet), os principais sites de livrarias tinham estavam sem o primeiro livro disponível em estoque. Mas santa Livraria da Vila, que mais uma vez me salvou, são as regalias de ter uma das melhores livrarias do lado do meu trabalho.

Mesmo sem ter muita certeza do que iria encontrar na leitura, comprei ao o primeiro livro para ver como era, e embarquei na leitura sem saber exatamente o que esperar da série. E hoje me sinto aliviada por não ter formado nenhuma expectativa da leitura e simplesmente ter curtido cada um ao seu momento.

Amy Haskel esta no penúltimo ano na universidade de Eli. Umas das mais importantes dos EUA, inclusive fazendo parte da Ivy League *. Ela é editora da revista literária da universidade e sonha ser convocada para a sociedade secreta Pena e Tinta, onde todos os editores da revista entram.
No dia de sua convocação,porém, Amy é chamada para a Rosa e Túmulo, uma das mais secretas e exclusivas sociedades do mundo. Algo muito estranho, pois A Rosa e Túmulo não aceita meninas. Em meio aos diversos trabalhos da faculdade e um amigo colorido, Amy agora terá que lidar com um dos grupos mais elitistas dos EUA, e que pode ajuda-la a crescer na vida, mas a vida de coveira (uma iniciada na sociedade secreta) não é nada fácil e estar a frente desse grupo pode ser mais um problema do que uma solução.

Essa foi a melhor sinopse que eu consegui escrever, e realmente não atrai muito o leitor. Voce pode estar se perguntando. Sociedades Secretas? Que viagem, deve ser mais um livro do tipo Código da Vinci (nada contra, eu realmente gosto dos livros do Dan Brown). O livro é tudo isso e nada disso. Estranho né?

Acontece que Sociedade Secreta é uma das poucas séries Young Adult, realmente boas que encontramos por aí. O livro e os elementos da sociedade secreta são só mais um tempero para mostrar como a vida na faculdade pode ser dificil (como eu sei bem) e que esta é fase mais dificil da vida, pois é ai que tomamos decisões que definem nossos futuros.

Quando eu li o primeiro livro da série, eu simplesmente amei a história! O que fez com que eu fosse no outro dia comprar os outros tres livros da série, apesar do preço! A parte boa, é que todos os livros já foram lançados, então nada de ficar esperando! Depois de ler todos os livros em tempo recorde, fiquei aqui pensando que eu deveria dar algumas razões para VOCE ler esta série!

1- Nada de mocinhas frescas

A melhor coisa desta série é que a nossa personagem principal é sensacional! Esqueça as menininhas mi-mi-mi que encontramos por aí. Amy Haskell é uma jovem não tão decidida (ora, mas que é nesta fase da vida?), mas que não fica dissecando cada evento de sua vida. Seus casos amorosos não guiam a história e o melhor de tudo é que voce pode realmente se identificar com ela, pois Amy é uma das personagens mais reais que já li. É de deixar voce com o sorriso no rosto como Amy pode ser esperta e manipuladora as vezes. (Vide o 3º livro). Para não falar que ela é pegadora, sem medo de ser feliz. (=P)

2- Faculdade

Raros livros se passam nesse periodo da vida, há realmente uma escassez deste tema no genero. Mas sociedade secreta, não só se passa na faculdade, como voce se sente lá dentro. Para eu, que já estou formada, é gritante ver as diferenças do que é a faculdade aqui no Brasil e lá nos EUA. Mas também tem muitas semelhanças (como a carga de estudos, monografia, festas), o que só nos aproxima mais da história. Não podemos esquecer todo o tipo de decisão que encaramos nesse período  a decisão de nosso futuro, os estágios, a incerteza.

3- Poe
Sabe aquele personagem que só cresce ao longo da história? Poe foi construído ao longo de 4 livros, a sua transformação de coadjuvante para principal se deu de forma sutil, porém essencial na história. Poe é o timo de menino, ame-o e odeie-o (sim! ao mesmo tempo). Voce tem quatro livros para decidir, eu sinceramente amo-o.

4- Sexo, festas e a realidade da faculdade

Sem medo de colocar em sua história como é a juventude americana, Diana colocou em todos os seus livros os elementos presentes na juventude. A sexualidade de alguns personagens é discutida abertamente, as pessoas tem casos amorosos sem que isso cause grande furor. Ou seja, nada de supervalorizar um assunto que é comum a todos, afinal nenhum personagem nessa história é inexperiente. É como um balde de agua  fria nessas histórias que supervalorizam a ingenuidade (lê-se outra coisa), quando na realidade a coisa é bem diferente. As pessoas bebem, badalam até de madrugada, fazem sexo sem compromisso... entre outras coisas.

5- Sociedades Secretas

Apesar de parecer estranho, pense nas sociedades secretas como as conhecidas fraternidades americanas, ou até mesmo um grupo de amigos. É por isso que a história se torna tão legal. Primeiro temos a valorização das amizades dentro do grupo, afinal se voce esta em uma sociedade, voce deve apoiar a todos independente do que esteja acontecendo. E permeando todos os livros, está as diversas confusões que Amy se mete, por estar justamente em uma sociedade secreta. Aqui temos nossa cota de mistério e diversão, pois a faculdade é o ultimo período da vida em que podemos agir tanto como adolescentes como adultos.




*Ivy League: nome para o conjunto das universidades mais prestigiadas dos EUA, como Harvard, Princeton, Columbia. Aqui no livro Eli é uma referencia a Yale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Deixe sua opinião sobre meu texto!

E obrigada por passar aqui!

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...