segunda-feira, 13 de setembro de 2010

{Resenha} Todas as estrelas do céu de Enderson Rafael

T
A primeira vez que ouvi falar de Todas as estrelas do céu, carinhosamente chamado de Todas, foi no Lost in chick-lit. Que livro era esse tão bem falado? A cada dia que eu ia passeando pelos blogs ouvia falar muito bem do livro. 

Vi o livro fazendo um tremendo sucesso na bienal do livro, e mesmo assim não o comprei. Mesmo já tendo lido resenhas e mais resenhas pela internet. Finalmente quando fui ao projeto Novas Letras no começo do mês, não resisti e comprei o livro. E valeu cada centavo!

Leandro e Caroline são irmãos, não de sangue, apenas no papel. Leandro foi adotado quando ainda era um bebe. Ele e Carol sempre tiveram um grande amor e companheirismo um pelo outro. Até então para eles os sentimentos que eles nutriam um pelo outro era normal, até o dia que começam a perceber que aquilo que os dois tem juntos é mais que um amor de irmão, é amor de verdade.

Admitir que estão apaixonados não é fácil, ainda mais quando para tudo e para todos eles sempre foram irmãos. Mas o sentimento que cresce entre os dois é mais forte que todas as convenções, assim, como fugir de algo que é tão bom quanto o amor? Como superar as adversidades impostas pela sociedade e principalmente como viver uma paixão que aos olhos de todos é proibida.

Leandro e Carol são dois adolescentes como eu e talvez como você, logo nos identificamos rapidamente com o mundo dos dois. O amor que vai crescendo entre os dois é lindo e puro, não há malícia há só o amor. Somos levados ao mundo dos dois personagens, ficamos sabendo de suas duvidas, suas vontades.

Muitas pessoas podem não concordar, mas ao seguir a leitura do livro vamos torcendo cada vez mais pelo amor dos dois, apesar de diferente é lindo e sincero. Sem nenhuma solução para o relacionamento dos dois a única coisa que resta é esconder de todos, principalmente de seus país. Mas quando a verdade é revelada vemos o baque de realidade que é posta na vida de Le e Carol, nem sempre tudo na vida é fácil, e lidar com esses problemas também não.

A maneira como os pais dos "irmãos" agem é injusta, mas é a maneira que 99% dos pais iriam reagir, superar isso é o papel do casal. Apesar da distancia e das barreiras impostas ele tentam ao todo custo viver esse amor e essa é a lição que devemos ter. Viver aquilo que podemos ter.

Depois da metade do livro, a história se passa na minha maravilhosa (Terra Natal) Florianópolis, onde ocorre o desfecho. Devo falar Enderson, que amei todas as descrições perfeitas que você fez de Floripa, desde todas as praias, pontos turísticos até o jeito cantado de falar (que eu perdi... o sotaque). Ainda citou o povo do Energia e Geração (colégio tradicionais de Floripa, só esqueceu o Catarinense). Não conheço Teresopolis, mas tenho certeza que as descrições suas no livro estão totalmente perfeitas com a cidade.

E desfecho do livro é inacreditável, e logicamente cai em lágrimas, e só de pensar de novo na história já fico com lágrimas nos olhos novamente. Com certeza dormirei pensando na história e sempre lembrarei dela, quando pensar em uma história de amor lembrarei sempre do amor de Leandro e Carol, que sempre ficara marcado no coração de todos que lerem.

Nota: 5/5


Campanha! Incentive a publicação de autores nacionais!

De RT no Twitter > “Eu apoio a  publicação  de #TRESCEUS, o  novo romance de @endersonrafael http://migre.me/1c4TI


8 comentários:

  1. Thaís, amei sua resenha! Toda vez que leio as coisas lindas que vcs escrevem sobre o "Todas" volto no tempo, até os dias em quie escrevi a história de Lê e Carol, que pra mim soam mais como lembrança do que imaginação, tão real que me parece, talvez por eu já ter lido dezenas de vezes. Muito obrigado pelas doces palavras, espero te encontrar no Novas Letras de outubro (dia 2, 17h, Saraiva do Pátio Paulista) para conversarmos sobre tudo isso! Beijão!

    ResponderExcluir
  2. ADOROOO Todas *-* me emocionei demais! injusto ter acabado do jeito que acabou, mas fazer o quê, né? Ende é muito talentoso :)
    Beijoquinhas

    ResponderExcluir
  3. Aiii agora eu fiquei com muita vontade de ler!

    Já tinha visto comentários sobre o livro, mas não sabia a estória...muito diferente e interessante!

    Adoro ler livros de escritores brasileiros, que falam sobre o Brasil, é um país tão lindo e poucos valorizam!

    ResponderExcluir
  4. Realmente o livro é TUDO isso e muito mais!
    Foi uma história emocionante e linda. Para um livro -quase- me fazer chorar é porque ele é tocante mesmo.
    Adorei a sua resenha!
    Beeijos =***

    ResponderExcluir
  5. Oi Thais!!
    Muito obrigada pela visita ao meu blog! Estou passando p/ conhecer o seu, q esta lindo, e claro, estou te seguindo!!!!
    Bjos
    Livia
    www.wishingabook.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Thais!
    Estou visitando o seu blog pela primeira vez!
    Amei!!
    Já estou seguindo
    O incentivo aos autores nacionais está apoiado!
    me visita!?
    http://fazparte-ni.blogspot.com/

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. MEU DEEEEEUS!
    To com muita vontade de ler, caramba!
    Adoro esse tipo de romance. Vou atras do Enderson pra arranjar um pra mim :O
    OK, me apaixonei já pela resenha, agora eu quero, quero, quero o livro!

    ResponderExcluir
  8. esse livro é mt lindo
    chorei LIITROOOS
    é perfeiiito
    bjo =*

    ResponderExcluir

Olá!

Deixe sua opinião sobre meu texto!

E obrigada por passar aqui!

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...