sábado, 20 de março de 2010

{Divagando} Somos todos imparciais

Como eu sou muito eclética. Depois de falar do Lula, Crepúsculo e por fim Justin Bieber.... vou voltar a um assunto mais sério.

Inicialmente eu ia falar sobre a Dilma Rousseff e minha antipatia por ela, mas pensando nela acabei pensando e outro assunto que considerei mais legal e produtivo de falar/escrever. Vou falar sobre a Veja, explicando melhor a Revista Veja e suas... vamos dizer matérias “imparciais”.



Há umas duas semanas atrás, comprei a Revista Veja com o único intuito de ler uma matéria sobre como é bom viver no Canadá (lugar que esta nos meus planos após a faculdade), e lógico que eu não li só a matéria que eu queria. Como uma pessoa curiosa que sou li a revista inteira. Afinal de contas paguei R$8,50 por ela. E seria um desperdício não aproveitar as informações que estava na minha mão.

Enfim li a revista toda, e simplesmente vi. Descaradamente, a total “imparcialidade” da revista em suas matérias. O total desprezo pelo governo Lula e os petistas.



Assim que me lembrei de como a Veja é “imparcial” me lembrei de outras tantas edições que eu li quando eu estava em Florianópolis (meu padrinho assina a revista), e eu acabei lendo varias revistas de semanas passadas.

Vamos aos fatos. Escrever sobre os diversos casos de corrupção e a realidade é uma coisa. Escrever descaradamente os fatos, manipulando as informações de forma que nos leve a uma determinada conclusão é outra bem diferente.

Não é fato desconhecido que a revista é contra o governo Lula. Só que ultimamente ela anda exagerando nas matérias sobre Lula & Cia. Não que o Meritissimo presidente assim como seu partido e seus candidatos sejam inocentes de muitas das acusações que são feitas... pelo contrario. Mas o fato é que as informações nos são apresentadas de forma a crer em algo que talvez não exista ou que seja fantasioso.

Mas passar metade da revista escrevendo como o Lula anda tropeçando e como a Dilma é ruim e ainda depois escrever como O Serra anda progredindo demonstra claramente qual o rumo da revista. Ainda mais quando tais matérias são escritas de maneira a tão descaradamente contra, com criticas sem fundamentos e opiniões desgastantes sobre algo eu já sabemos.

Como sabemos muito bem, ninguém nessa política brasileira é santo. A cada dia surge um novo escândalo. E logicamente devemos nos inteirar de tudo que acontece, mas devemos ir à fonte certa. Temos que ler noticias que demonstrem a imparcialidade da informação, que nos mostre os fatos verídicos.

Não é afinal esse o papel dos jornalistas???
Ser totalmente imparciais e jamais demonstrar ou citar suas opniões em suas reportagens?





Deveria ser isso o que acontece, mas em diversas meios de comunicação. Seja na TV, Rádio, Internet ou meios impressos ocorre aqui no Brasil certa... Definição de posições em relação principalmente a política.

A questão é não nos abstermos a uma só fonte de informação. Como exemplo disso é só vermos a mesma noticia por diferentes empresas de comunicação. O mesmo assunto vai ser mostrado de uma maneira na Globo e outra totalmente diferente na Record. Cabe a nós vermos a verdadeira noticia por trás de possíveis manipulações de informações.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Deixe sua opinião sobre meu texto!

E obrigada por passar aqui!

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...