sexta-feira, 7 de maio de 2010

{Divagando} Eu prefiro em inglês

O post de hoje é curtinho e não muito trabalhado... minha semana não me rendeu boas idéias.

Semana passada eu finalmente resolvi comprar o novo livro da Meg Cabot, que foi lançado mês passado no EUA, Runway.



Na ansiedade de saber o final da trilogia Airhead (o primeiro será lançado esse ano no Brasil, o segundo Being Nikki eu já não sei), vou ler novamente Meg Cabot em inglês.

O problema de fato foi tentar comprar. É nessas horas que a gente vê a diferença de preços entre os EUA e o Brasil.

O site escolhido para a compra foi o Amazon.com, iria ser minha primeira compra internacional, logo o site tinha que ser confiável. O fato é que eu passo tanto tempo olhando os livros na Amazon quanto eu fico na Saraiva, na qual eu sou uma cliente fiel, todo mês há compras de livros.

Resolvi comprar o livro em inglês por motivos óbvios, esperar que saia a tradução oficial demora mais que processo judicial, e esperar a tradução não-oficial não atende as minhas expectativas. E o fato da entrega obviamente, já que o livro já foi lançado e não há nenhuma loja vendendo o livro... Ainda. Não vou entrar no mérito de falar mal das editoras, isso eu deixo pra outra hora.

Estou me estendendo em um assunto que nem era meu tópico aqui. Mas só pra concluir o assunto acima, o frete do livro ia saiu mais caro que o livro, e o prazo de entrega ia ser muito longo. No fim valia mais a pena esperar um mês e comprar (no caso já comprei) pela Saraiva (ela ainda não perdeu a cliente). Mas o preço ia ser o mesmo, com frete em tudo, o que me dá uma brecha pro assunto a que eu vim escrever.

O fato é... vocês já viram a diferença de preços entre os diversos produtos “americanos” e os brasileiros. Comecemos pelo exemplo dos livros. Os livros em média nos EUA custam 10 dólares, se você não achar mais barato tipo uns 6 dólares,convertendo isso pra reais ( o dólar hoje custa mais ou menor R$1,80) fica menos de 20 reais, enquanto que no Brasil um livro custa em média 30 reais. Isso é dez reais de diferença. Tirando que os livros sempre são lançados (obviamente) primeiro em inglês, então se você lê em inglês, é uma bela vantagem.

E os ipod, iphone e agora o ipad, pegamos o ultimo que esta custando uns 700 dólares (menos de 1400 reais), quando ele finalmente for lançado no Brasil eu tenho certeza que custará uns 4000 reais, o que exagerando um pouco da pra você ir e voltar pros EUA comprar o ipad, e junta mais uma grana traz um ipod, iphone e uns livrinhos pra não perder a viagem e economizar no frete. Já que eu descobri, quando eu tentei comprar o livro, que as diversas taxas alfandegárias brasileiras torna o frete para o Brasil um dos mais caros da América Latina.








Depois perguntam por que só uma parcela pequena dos brasileiros tem acesso aos diversos produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Deixe sua opinião sobre meu texto!

E obrigada por passar aqui!

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...