sexta-feira, 23 de julho de 2010

{Vivendo} Na entrevista

Essa semana eu fui mais uma vez encarar a realidade, como estudante de economia, eu estou a procura de um emprego, ou melhor à procura de um estágio. O que digamos esta muito difícil hoje em dia.



Todo mundo sabe por onde começar. Enviando milhares de currículos. E com a tecnologia de hoje (vulgo internet), mandar currículo ficou muito mais fácil. Nada de ficar andando pela cidade (no meu caso São Paulo), com uma pasta na mão cheia de currículos para entregar nas diversas empresas.

Hoje, nós fazemos uma lista de emails, colocamos todos os contatos, anexamos o currículo e enviamos. Tem coisa mais fácil? Acho que não.

Além de mandar currículo por emails, hoje podemos nos inscrever nos milhares de sites de empregos que temos por ai (como o Catho Online), e para quem, como eu esta procurando tem mais sites ainda. (Vagas, Ciee, Nube).

O primeiro passo já foi. Agora vem o assunto que eu realmente quero falar. A ENTREVISTA.



Geralmente a primeira entrevista que a gente faz é a Entrevista dinâmica em grupo. Que em minha opinião é a mais fácil, porém a mais estranha.

Nós acordamos, colocamos a melhor roupa social que temos, arrumamos o cabelo e colocamos uma maquiagem bem básica. Saímos e procurarmos chegar cedo na entrevista. Mas não precisa ser tão cedo, eu já cheguei (sem querer) uma hora antes da entrevista. É melhor chegar uns quinze minutos antes, assim a ansiedade não te mata.

O ambiente pré-entrevista depende muito da entrevista. Eu já estive em lugares em que eu fiz amizade logo de cara, e logo a ansiedade foi embora e relaxei conversando com outros candidatos. Em outras entrevistas eu acabei não falando com ninguém. Tem umas que a gente da um oi e conversa alguma coisa bem neutra. Mas isso também depende muito da pessoa, se ela e tímida ou extrovertida.

Nas dinâmicas em grupo existe de tudo. Desde dinâmicas meio estranhas, como se abraçar, fazer algum animal entre outros que eu tenho certeza que tem um fundo psicológico útil para seleção. Tem a hora temida que pode ser no começo ou no fim da entrevista que é a hora de se apresentar. Algumas vezes (já aconteceu comigo),contar a sua vida inteira em um minuto. E tem a parte mais legal, para mim pelo menos, que é o “case”, ou estudo de caso. Para uma leiga como eu em recrutamento, os estudo de caso é o que revela melhor a personalidade do candidato e demonstra a capacidade dele resolver os problemas sobre pressão.

A cada entrevista a gente sai de lá pensando de uma maneira diferente. Nós sabemos quando vamos mal ou bem.

Depois dessa dinâmica, vem a agonizante espera pelo feedback, a maioria das empresas retornam logo o resultado da entrevista. Mas algumas demoram, ou não retornam. O que nos deixa com aquela apreensão, já que não sabemos se passamos ou não na entrevista.

Passando a dinâmica em grupo, vem aquela que pra mim é a entrevista mais importante do processo seletivo. A entrevista com o gestor. Nessa hora ficamos frente a frente com a pessoa que tem nas mãos o poder de nos contratar. E ficar na frente dela e mostrar o quanto você é capaz é para muitas pessoas o maior desafio da vida. É nesse momento que ficamos nervosos, mechemos no cabelo, balançamos o pé, as mãos suam. Você que tinha tudo planejado do que ia falar acaba esquecendo metade do planejado. Mas mesmo assim tentamos mostrar o nosso melhor.

O fato é que muitas vezes, o desempenho nessas entrevistas depende do ambiente na qual você se vê inserido. Depende do gestor que te entrevista, uns são legais e te deixam relaxados, outros te deixam muito mais nervosos.

Quando acaba a entrevista, você sabe quando foi bem ou mal. Mas a gente sempre mantém a chama de esperança até aquele email que pode mudar sua vida. E quando não é para ser, a gente ergue a cabeça e parte para outra.

Um comentário:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkk...mto bom...lembrei das minhas entrevias! rs...
    logo no começo nas apresentaçoes eu fazia a msm "piadinha". Pelo fato de eu ser mto timido, eu fiko vermelho falando com mta gente me olhando! aí eu ja falava..."meu nome eh tal, tenho XX anos, minha cor natural não eh vermelho..so estou assim pq sou mto timido...e por aí eu desenrolava rs"

    ass: eu de novo! hehe

    ResponderExcluir

Olá!

Deixe sua opinião sobre meu texto!

E obrigada por passar aqui!

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...