domingo, 16 de janeiro de 2011

{Resenha} Gone de Lisa McMann

GONE__DESAPARECER_1293576338P
Finalmente chega ao fim uma das trilogias que mais fez sucesso ano passado.

Gone é o ultimo livro da Trilogia Wake, que conta com os livros Wake e Fade. Tem coisa melhor, ou pior, do que chegar ao fim de uma série, saber que acabou e que não há mais nenhum livro a ser lançado?

Eu vivo reclamando dos autores só lançarem série, que eu quero mais livros de volume único, mas isso não me impede de ficar triste quando eu chego ao fim de uma.

Janie não tem duvidas de como será o seu futuro, seus poderes a esta destruindo por dentro, mas ela sabe que não tem escolha. Mas ver Cabel afundando com ela se torna insuportável, e talvez saber o que o futuro lhe reserva não é tão bom assim.

Para proteger Cabel ela será capaz de tudo, até de desaparecer do seu mundo, mesmo sabendo que isso acabará com a vida dos dois. O surgimento de um misterioso homem coloca a prova tudo que Janie acreditou que sabia, e agora ela tem uma escolha, escolher o menor de dois males.

A sensação de terminar uma série é feliz e ao mesmo tempo triste, literalmente uma depressão pós-livro. A trilogia Wake chegou e foi tão rápido que as sensações foram diversas. Então vamos tentar fazer um balanço de série???

Para começar Lisa, a autora inovou com sua escrita simples. Para quem não é amante dos livros os preguiçosos!!! uma leitura muito fácil, com livros curtos e histórias que não enrolam. Eu que sou uma amante dos livros superdescritivos, adorei a escrita e principalmente a história. Aqui não temos nada de anjos, demônios, vampiros ou qualquer outra coisa. Janie não é uma garota normal, ela entra nos sonhos ou pesadelos (na maioria das vezes) das pessoas e pode ver e até ajuda-los muitas vezes. O amor é importante no livro, mas não é o tema central e não é o conflito.

Neste terceiro livro, Janie sabe exatamente o que o futuro lhe reserva.  Depois de aprender muito com seus poderes, trabalhar para a policia ela sabe o que tem que encarar pela frente, não será uma vida fácil, mas Cabel estará sempre ao seu lado, e é ai que esta o problema.  Cabel os mais fofo e prestativos dos namorados, sem ser um paranóico sabe qual será o futuro de Janie e sempre diz que tudo estará bem, mas por dentro, mais exatamente em seus pesadelos ele tem medo do futuro e o que será da vida dele e de Janie.

Janie não suporta entrar em seus pesadelos, ver quais são os medos dele e para isso ela decide desaparecer da vida nele. Nesse meio tempo de drama, Janie tem que lidar com outro problema, ela se depara com um homem, no seu pior pesadelo, ele não consegue sair dele e muito menos ela, mesmo assim ela esta disposta a ajuda-lo de qualquer forma, mas o que ela não sabe é que ajudando ele ela pode acabar descobrindo coisas que jamais imaginou.

Gone, é simples e ao mesmo tempo total conflito, quando Janie á havia tomado sua decisão quanto ao seu futuro, outra opção aparece e isso torna tudo mais difícil. O que vemos nesse livro é uma personagem madura que sofreu e sofre muito na vida que leva e mesmo assim ela é centrada, ela passa por conflitos e problemas, mas jamais usa isso para justificar seus atos. Em certa parte do livro, eu até fiquei com um pouco de raiva com suas decisões,  mas devido a tudo o que ela passou é totalmente compreensível.

E Cabel, é a antítese do personagem masculino, apesar de ele esconder seus medos ele não tem medo de enfrenta-los e tudo o que ele quer o bem de Janie tudo tão bonito!!! Ele é compreensível e sabe quase todas a vezes o que Janie senti, e ela também, acho que é um dos poucos casais literários adolescentes que realmente combinam e não tem um romance tão forçado, é simplesmente algo normal, um relacionamento normal com seus altos e baixos.

O grande conflito do livro, não é tão grande, para mim o segundo, Fade, ainda é o melhor da série, mas este livro é o caminho e escolhas a serem percorridos por Janie, é onde ela decide para onde deve ir. O livro gira entorno dela e de sua escolha, seu futuro.

O final do livro não é de maneira nenhuma decepcionante, também não é um felizes para sempre. É mais daqueles livros que eu adoro na qual o final, por mais diferente que a historia seja, é realista.

Nota: 5/5


Um comentário:

  1. Adorei a resenha!
    De verdade.
    Concordo com vc! O final foi realista! =)
    Gosto muitooooo dessa trilogia e Fade sem dúvida foi o mais tenso!

    Bj

    Ni
    Faz Parte...

    ResponderExcluir

Olá!

Deixe sua opinião sobre meu texto!

E obrigada por passar aqui!

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...