sábado, 28 de julho de 2012

{Especial Cinquenta tons} Quem é E. L. James


*Atenção Cinquenta tons de cinza é um livro para adultos, e seu conteúdo não é apropriado para menores de idade, e também para quem não curte livros eróticos sensuais.




Quem é E. L. James?



Em meio a essa semana em que eu e a Fanny do Restaurante do fim do Universo criamos, para convencer você a ler Cinquenta tons de Cinza, este poderia ser o texto mais fácil de fazer, afinal é só falar um pouco sobre a autora. Mas o negócio não funciona bem assim.

Se olharmos na contra-capa de Fifty Shades of Grey (porque não adianta, eu não to acostumada com o titulo em português), vulgo Cinquenta tons de cinza, a única coisa que saberemos é que E.L. James é uma executiva da televisão casada e mãe de dois filhos.


Mas isso não ajuda nada a tentar entender como uma executiva, casada e mãe de dois filhos conseguiu escrever um livro extremamente erótico, com cenas para lá de .... “quentes”, para não dizer sadomasoquistas, que conquistou completamente a população feminina dos EUA e Inglaterra, para não contar algumas pessoas aqui por aqui. eu! eu! eu!

Em meio ao lançamento de Cinquenta tons de cinza, e todo o burburinho que esta em torno do livro, você se pergunta, ok, temos aqui um livro novo, introduzindo um tema diferente e que conquistou milhares de fãs no mundo inteiro. O sucesso da série, é inegável. Por onde passou fez sucesso e é só olhar os números das vendas dos livros que vemos que a série “pegou” lá fora.

A história da recém formada Anastacia Steele que se envolve com o bilionário e perturbado Christian Grey, numa relação de submissão, conquistou as mulheres, não pela história, mas pelo que elas aprenderam com a história. (Mais disso, no post de amanha). Mas tentar entender a pessoa por trás da história é um pouquinho mais complicado.




A britânica Erika Leonard James tem 49 anos, é casada a vinte anos com o autor Niall Leonard. Ela de nada lembra as cenas pretensiosas de sexo que escreveu em seu livro, na verdade ela não só parece ser bem tímida, com me lembra um tia carinhosa que fica em casa cuidando dos filhos e fazendo comidinha gostosa (sem preconceito). Poucas foram as entrevistas que ela deu, e nas que ela aparece, ela não fala tão abertamente de sexo quanto as páginas de seus livros., acho que afinal de contas, ela ainda não se deu conta do sucesso que esta fazendo.

Da bem sucedida executiva, para escritora best-seller, foi quase que magicamente um pulo. Voce deve estar perguntando como que essa dona de casa, mais que de repente surge com uma história que se passa nos EUA, envolvendo BDSM*, se para falar de sexo ela é pior do que a minha mãe.


Como surgiu Cinquenta tons de cinza

Tenho o desprazer de lhes informar que Cinquenta tons de cinza surgiu de uma fan-fict de Crepúsculo. Mas, muita calma nessa hora! Ao ler o livro, dificilmente encontrará indícios de que uma história partiu de outra. Eu não percebi isso, os dois livro são completamente diferentes. Então deixa eu te contar uma historinha:

Essa algema não esta aí por nada ;)
Lá estava E.L. James, em sua casinha na Inglaterra, provavelmente entediada com a vida, quando começou a ficar viciada em internet. Começou a frequentar vários fóruns, e lugares onde o pessoal colocava as suas fan-fictions. Em meio a febre continua da Saga Crepusculo ela resolveu escrever uma fan fict da série, mas nada convencional, como continuação das histórias e tal. Ela quis escrever aquilo que os personagens queriam fazer, fizeram (afinal não veio a Renesme?), mas que Stephanie Meyer não colocou no livro, por ele ser, afinal de contas, extremamente puritano.
James começou a escrever seus textos com conteúdo extremamente sexual, entre Bella e Edward, com algumas pitadas de “hard sex”, ou sadomasoquismo se preferir, e algumas pessoas começaram a gostar, o que a levou a continuar a escrevendo. A história denominada “Master of Universe”, acabou caindo no gosto de algumas pessoas, mas mesmo assim ela foi “obrigada” pelos fãs aciduos da saga a parar de publicar a fan fict dessa maneira.

Como ela viu que tinha jeito para coisa, resolver elaborar melhor a história, retirou os personagens de Crepusculo da parada, readaptou e passou a publica-la no próprio site em três partes.

"Tudo começou como uma 'fan fiction' de 'Crepúsculo', mas Erika decidiu encerrá-la após algumas queixas relacionadas ao tom picante da história. Se você ler 'Cinquenta Tons de Cinza' verá que não tem nada de 'Crepúsculo' em suas páginas",disse o agente de James em entrevista à Deadline

Com o sucesso na internet, ela foi convidada em maio de 2011 pela editora virtual  The Writers' Coffee Shop  a lançar a primeira parte da série Fifty Shades of Grey, na internet. Fifty Shades Darker (Cinquenta tons mais escuros, Intrinseca) e Fifty Shades Freed (Cinquenta tons de liberdade, Intrinseca), foram lançados virtualmente em setembro de 2011 e maio de 2012.

O sucesso inicial do livro, se deu principalmente no boca a boca entre os leitores, o que logo atraiu a Editora Vintage Books a publica-los em papel. O sucesso, logico foi estrondoso, recordes em cima de recordes de venda, e logo o livro virou uma febre.
Com o lançamento do livro agora em português temos a oportunidade de tentar entender porque essa série estava fazendo tanto sucesso.

E agora?

Graças ao sucesso do livro, E.L. James foi incluída na lista da 100 pessoas mais influentes do mundo segundo a revista Time.

Six months ago she was Erika Leonard, a mother of two who dabbled in saucy stories for the Web. Now she's E.L. James, publishing phenomenon, whose Fifty Shades of Grey trilogy has deeply stirred booksellers, Hollywood and, apparently, many, many mothers. Reading may never be the same.

*"Seis meses atrás, ela era Erika Leonard, mãe de dois filhos que se envolveu em histórias picantes para a web. Agora ela está E.L. James, fenômeno editorial, cujo a trilogia Cinquenta Tons de Cinza, agitou os livreiros, Hollywood e, aparentemente, muitas, muitas mães. Leitura nunca pode ser o mesmo. "
Fonte: www.time.com


Agora E.L. James não tem do que reclamar. Uma legião de mulheres, mães, casadas, solteiras, estudantes universitárias, agradecem diariamente a ela desde de ter ajudado a apimentar o relacionamento, quanto por tem apresentado algo novo para um assunto não falado entre as pessoas.

Além disso ela anda ganhando 1 milhão de dólares por semana com as vendas do livro.  Mas ela já deixou a promessa de escrever um novo romance, então ficamos no aguardo de alguem chegar aos pés de Mr. Grey.


Laters Baby!

*BDSM> Bondage, Dominant, Sadism e Masoquism. Ficou curiosa? Da uma pesquisada.

2 comentários:

  1. Ain, estou adorando essa ideia de vocês de especial para esta série.
    Sei que li só o primeiro livro mas é tão bom e viciante que não vejo a hora de ler os outros.
    Pode ser que o contexto inicial do livro lembre um pouco Crepúsculo, mas aliás, MUUUUUUUITOS outros livros clichês hoje em dia são assim também. A mocinha inocente, e o segredo do cara por quem ela se apaixona. Crepúsculo e Fifty shades não são os únicos.
    Eu só sei que gostei muito e estou louca para ler os próximos. Adorei conhecer mais sobre a autora. Não sabia que ela era meio tímida hahaha. Mas deve ser tenso conversar sobre um livro sendo que você escreveu todas aquelas coisas nele :S kkkkkk
    Aguardarei pelo próximo post do especial :)

    bjs
    thay
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. :O

    Okay,só vou dizer que li tudo mas o que me impressionou foi o 1 milhão POR SEMANA!!!
    céus! Como assim produção?? rs

    E ainda dizem que escrever não rende...

    bjss

    ResponderExcluir

Olá!

Deixe sua opinião sobre meu texto!

E obrigada por passar aqui!

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...